Variáveis Nativas
São variáveis que o sistema já possui por padrão. Muitas delas são preenchidas automaticamente quando o Hubspot identifica um contato ou quando algumas informações podem ser extraídas diretamente da plataforma. Abaixo estão as principais variáveis nativas e suas funções:
typechat
Valores possíveis: "active" ou "receptive". Define se o contato que entrou em contato é ativo ou receptivo.
Exemplo de uso:
Voce pode usar uma condicional logo no início do fluxo "typechat é igual a active" e levar os contatos ativos diretamente para atendimento, pois são aqueles contatos que estão respondendo um template enviado pela empresa.
whatsappassigned
Armazena o número de WhatsApp que está recebendo a mensagem. Útil quando há mais de um número associado à conta.
Exemplo de uso:
Você pode usar uma condicional no inicio do fluxo que se caso whatsappassigned for igual a um número especifico cadastrado na conta, deve seguir um fluxo diferente, ou ser encaminhado para um setor de atendimento diferente.
phone
Armazena automaticamente o número do contato.
Exemplo de uso:
Você pode usar uma condicional no inicio do fluxo para que um contato que vem mandando mensagem indesejadas para o número da empresa tenha a conversa automaticamente encerrada.
name
Armazena automaticamente o nome do contato, caso ele já exista na Rvops ou seja solicitado ao longo do fluxo.
Exemplo de uso:
É possível usar uma condicional no inicio do fluxo para determinar se o número que entrou já possui um contato com a informação de nome na base da Rvops, e realizar a pergunta de "Qual o seu nome?" somente se for necessário.
email
Armazena automaticamente o e-mail do contato, caso ele já exista na Rvops. Também valida se o formato do e-mail está correto quando perguntado no fluxo.
Exemplo de uso:
É possível usar uma condicional no inicio do fluxo para determinar se o número que entrou já possui um contato com a informação de e-mail na base da Rvops, e realizar a pergunta de "Qual o seu e-mail?" somente se for necessário.
Input
É salvo nesta variavel a primeira mensagem enviada pelo contato na conversa.
Exemplo de uso:
Utilizar a condicional de input no inicio do fluxo pode ser útil para criar fluxos específicos com base na primeira mensagem do contato, que pode ser um botão do template ou uma mensagem receptiva configurada no link do site.
lastMessageType
Refere-se ao tipo da ultima mensagem enviada pelo contato. Possíveis tipos: text, image, document, áudio, vídeo, interactive (para botões), button (template), contacts, reaction, location, sticker.
Exemplo de uso:
Utilizar a condicional no final do fluxo para identificar o tipo da ultima mensagem enviada pelo contato e decidir se deve seguir para algum setor diferente ou ser encerrada.
day, minute e hour
Retorna respectivamente o dia, minuto e hora atual
Exemplo de uso:
Você pode usar condicionais combinado estas variáveis afim de realizar validações de horário de atendimento antes de enviar para um setor ou operador.
channelType
Indica o tipo de canal em que a conversa está ocorrendo (ex.: WhatsApp, Instagram).
Exemplo de uso:
É possível usar uma condicional no inicio do fluxo para determinar fluxos diferentes dependendo do canal de atendimento que o contato entrou.
igResponseType
Específico para interações no Instagram. Indica o tipo de resposta enviada (ex.: mensagem direta, comentário).
Exemplo de uso:
No chatbot do Instagram, você consegue determinar se reações ou menções devem seguir algum caminho diferente no fluxo de atendimento ou serem encerradas.
Essas variáveis nativas são excelentes para automatizar processos e evitar perguntas repetidas quando a Rvops já possui os dados do contato. Além disso, elas permitem criar ramificações no fluxo do chatbot de acordo com informações já conhecidas.
Atualizado